História Lorenzetti

História Lorenzetti

NOSSA HISTÓRIA

No fim do século XIX, o engenheiro civil Alessandro Lorenzetti embarca no Porto de Gênova, Itália, com destino ao Brasil, onde veio trabalhar nas obras do Porto de Vitória, no Espírito Santo, e da estrada de ferro Santos – Jundiaí, em São Paulo. Permaneceu no Brasil por vários anos, retornando à Itália no início do século XX.

No período em que esteve no Brasil, Alessandro Lorenzetti conheceu Carlo Tonanni, com quem estabeleceu sociedade, em 1923, da fundação Tonanni & Lorenzetti. Localizada em um prédio na Avenida Presidente Wilson, no bairro da Mooca, região que abrigava a maioria das indústrias da cidade, a pequena fábrica começou com apenas quatro funcionários e quatro tornos automáticos, tendo como objetivo a fabricação de parafusos de precisão para várias utilidades.

Após alguns meses do início das atividades da empresa, chegam ao Brasil seus filhos Lorenzo e Eugênio que, juntos, continuaram o trabalho iniciado por seu pai Alessandro, criando as bases do que é hoje uma das maiores empresas fabricantes de metais sanitários e aparelhos domésticos, a Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas.

 

LINHA DO TEMPO - DÉCADAS

1920 e 1930: Pioneirismo

Os irmãos Lorenzetti, rapidamente, aumentaram o número de clientes e as linhas de produtos, fabricando parafusos, pinos e eixos e, já no fim da década, peças para máquinas industriais. Como resultado do bom trabalho que executavam, em poucos anos, Eugênio e Lorenzo adquiriram a parte do sócio Carlo Tonanni.

Nos anos 30, ampliaram a atuação no setor metalúrgico, por meio da fabricação de acessórios de metal para cortinas, bandejas para restaurantes, açucareiros, galheteiros, vasos de latão, entre outros produtos. Sob licença de uma empresa italiana, a empresa ingressou também na importação e venda de material elétrico para instalações.

Nos anos seguintes, Eugênio e Lorenzo continuaram a expandir seus negócios, já com a nova razão social Lorenzetti e Cia, permanecendo atentos às necessidades da época e buscando soluções rápidas e inovadoras, tornando a empresa pioneira na produção e comercialização de diversos produtos. Foi nesse contexto que se deu a produção de patins e isqueiros, entre outros produtos.

No decorrer da década de 30, a empresa desenvolve e fabrica isoladores de disco de porcelana e ferragens para linhas de transmissão de energia e inova ao fabricar pela primeira vez na América do Sul a resina conhecida como "baquelite", utilizada para a fabricação de material elétrico para instalações domésticas e industriais. Foi também a primeira no Brasil a fabricar motores elétricos de até 100HP.

1940: Adaptação e divertificação

A 2ª Guerra Mundial trouxe grandes desafios para a empresa que, apesar das dificuldades, soube aproveitar as oportunidades e saiu fortalecida desse difícil período. Devido à escassez de gasolina, a Lorenzetti fabricou aparelhos que utilizavam o carvão como fonte de energia para o funcionamento de motores. Esse equipamento, conhecido como gasogênio, era instalado em veículos automotores.

Com a drástica diminuição do comércio marítimo, passou a fabricar os materiais elétricos que importava: interruptores, chaves, porta-lâmpadas, fusíveis, etc., transformando-se na maior fábrica de materiais elétricos de baixa tensão da América Latina.

Fabricou também peças para automóveis, em particular as velas de ignição da marca “LOZ”. Iniciou a produção de bombas hidráulicas de alta pressão e aços trefilados. No fim da década, a empresa se expande comercialmente para toda a América do Sul.

1950 e 1960: O chuveiro elétrico

Nessa década, situa-se um grande marco na história da Lorenzetti: o início da produção do chuveiro elétrico automático - aparelho doméstico, que se torna o principal produto da empresa a partir da década de 50. Com o sucesso do lançamento, a linha é ampliada com a produção de torneiras e aquecedores elétricos.

Com olhos voltados para o futuro, a empresa inicia a década de 60 ampliando sua atuação industrial e comercial, fabricando novos eletrodomésticos e materiais para alta tensão, tais como bombas flutuantes para poços, ventiladores e ferros elétricos.

Iniciou também a produção de condensadores para arranque de motores, para rádio e TV e para fator de potência.

1970 e 1980: Tecnologia em energia elétrica

Em meados dos anos 70, a Lorenzetti lança o seu primeiro chuveiro fabricado em termoplástico de engenharia, iniciando uma nova geração de aparelhos domésticos, que aliam qualidade e preço acessível, e complementa a linha com a produção de válvulas de descarga.

A empresa entrou fortemente na produção de equipamentos elétricos pesados de altíssima tecnologia, como isoladores para alta voltagem, chaves seccionadoras até 800.000 volts e disjuntores a gás SF6 até 800.000 volts.

Projetou e produziu chaves fusíveis de até 32.000 volts, utilizadas em linhas de distribuição de energia elétrica, tornando-se a maior fabricante desse equipamento no Brasil. Em sua unidade em Santa Catarina, fabricou centros de controle de motores e painéis de comando.

Todas as usinas hidrelétricas construídas no Brasil nesse período, como Itaipu, Tucuruí, Xingó, entre outras, possuem equipamentos Lorenzetti.

A divisão de engenharia do grupo projetava e construía subestações elétricas para clientes industriais e grandes consumidores.

1990: A reinvenção

Os anos 90 marcam a reorganização das atividades da empresa. Os esforços se voltam para a criação, produção e comercialização de aparelhos de uso residencial. A marca se diferencia cada vez mais pela qualidade dos produtos e das soluções oferecidas. A empresa expande suas atividades no país e no mundo e lança as primeiras duchas elétricas com comando eletrônico e pressurizador incorporado.

Jet Turbo

Buscando novas fontes de energia, a Lorenzetti coloca no mercado a nova unidade de negócio: a linha de aquecedores de água a gás e ainda passa a fabricar válvulas de descarga em PVC.

2000: Evolução tecnológica e novos negócios

Purificadores de Água

A Lorenzetti desenvolveu tecnologia avançada, destinada ao tratamento da água e lança Purificadores de Água. A empresa possui laboratório próprio com os mais modernos equipamentos, para submeter a testes rigorosos, todas as linhas da marca. Para a Lorenzetti, água de qualidade é saúde.

Metais Sanitários

Em 2003, a empresa começa a atuar no mercado de Metais Sanitários, com uma linha completa de produtos que aliam qualidade e design diferenciado aos diversos públicos consumidores, aspectos que inseriram e mantém a Lorenzetti entre as maiores fabricantes de metais sanitários do País. É o segmento que mais cresce nos últimos anos. Para atender à demanda desse segmento, a Lorenzetti investiu em novas fábricas, aumentando significativamente a capacidade de produção. Instaladas na Mooca, ocupam área de 24 mil m², com modernos equipamentos para fabricação de componentes e montagem.

2010: Inovação e reconhecimento

Plásticos Sanitários

Em 2010, a Lorenzetti lança a marca Fortti, composta por torneiras para lavatório, cozinha e área de serviço, assentos sanitários, ducha, acabamentos para registro, válvulas para descarga, acessórios para banheiro e jardinagem.

Fabricado em plástico de engenharia, todo o portfólio da marca possui as características que diferenciam a Lorenzetti no mercado, como: qualidade, durabilidade e design a preços acessíveis.

O resultado do investimento é uma fábrica com processos automatizados de injeção assistida por gás, - tecnologia inglesa utilizada para a fabricação de painéis de LCD e LEDs -, que proporcionam acabamento perfeito. O design e a funcionalidade dos produtos, por sua vez, são totalmente diferenciados em relação ao que existe no mercado e foram criados a partir de pesquisas realizadas com consumidores.

O lançamento da Fortti representa a preocupação da Lorenzetti em oferecer produtos inovadores pela tecnologia de fabricação, matéria-prima e design.

Iluminação

No ano de 2012, a Lorenzetti amplia seu portfólio de soluções para o lar com o lançamento da linha de lâmpadas fluorescentes compactas. O produto substitui as lâmpadas incandescentes, com significativa economia no consumo de energia elétrica e maior vida útil.

Já em 2014, a empresa coloca à disposição do mercado uma linha de lâmpadas LED e, em 2015, complementa o seu portfólio com modelos fluorescentes de alta potência para uso industrial e comercial.

Louças Sanitárias

Em 2015, a Lorenzetti anuncia a aquisição da fábrica de louças sanitárias Sanitex Sanitários Togni Ltda, localizada na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. A fábrica, estrategicamente situada na região central do país, está próxima aos maiores mercados consumidores e possui modernos equipamentos para a produção de bacias sanitárias, caixas acopladas, lavatórios, cubas, colunas, tanques e mictórios de alta qualidade e em conformidade com as normas técnicas da ABNT e de redução de consumo de água.

A Lorenzetti é uma empresa inovadora, que utiliza modernas ferramentas de gestão e atua de forma integrada à sociedade, buscando o equilíbrio entre a atividade humana e o meio ambiente; o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida. A empresa ainda investe intensamente em pesquisa e desenvolvimento, na renovação de seu parque industrial, na automação de processos fabris e na formação de seus funcionários.

Assim, o desafio da Lorenzetti é revolucionar as suas próprias inovações. No segmento de duchas e chuveiros elétricos, em 2015, a Lorenzetti surpreendeu o mercado com o lançamento da linha Acqua Ultra. A aposta foi no design inovador para a concepção de chuveiros elétricos, com formato compacto e ultrafino, similar às duchas frias. O formato slim é resultado da Resistência Loren Ultra, a primeira com formato plano do mercado, que inova o conceito de durabilidade e performance em relação às resistências existentes e proporciona liberdade na criação de novos designs de duchas e chuveiros elétricos.

Exclusiva e patenteada pela Lorenzetti, a Resistência Loren Ultra possui durabilidade superior às resistências comuns. A iniciativa foi premiada na categoria Construção do 29º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (MCB) no mesmo ano.

Em 2016, a Lorenzetti foi reconhecida como a empresa mais inovadora do País no setor de materiais de construção e decoração pelo Prêmio Inovação Brasil devido à criação da linha Acqua Ultra. A premiação é resultado de pesquisa conduzida pela consultoria Strategy& e pelo jornal Valor Econômico, que avaliou os investimentos em inovação, as melhores práticas, os novos produtos e estratégias, que são adotados exclusivamente por empresas nacionais.

Em 2017, a linha Acqua Ultra foi ampliada com versão Duo, que integra ducha e chuveiro no mesmo produto. Essa foi mais uma inovação na categoria.

A Lorenzetti é uma marca de Alto Renome, de acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), pelo conhecimento e valor da marca entre a população brasileira. A Lorenzetti é conhecida por 75% da população brasileira, de acordo com o Instituto Datafolha (abril/2018). Além do reconhecimento por dois terços dos brasileiros, ou aproximadamente 119 milhões de pessoas, a pesquisa do Instituto Datafolha aponta que a imagem da Lorenzetti é altamente positiva, destacando-se nos atributos vinculados à notoriedade da marca, como confiança, qualidade dos produtos, prestígio, recomendação a outras pessoas, tradição e modernidade.

Em 2019, o modelo flex, que é compatível com outros sistemas de aquecimento, completou a linha Acqua Ultra.

A Lorenzetti não para de crescer e, para suportar a ampliação planejada da capacidade produtiva para os próximos anos, foi adquirida a área de 27mil m² no bairro da Mooca, em São Paulo, que começou a operar em 2019. Com forte presença no mercado e com ampla base de clientes, a Lorenzetti se destaca pela pulverização e distribuição de seus produtos em todo o território nacional.

2020: Expansão

Todo o trabalho e esforço empreendidos pela empresa e seus colaboradores ao longo de mais de 95 anos de história renderam prêmios e reconhecimento de diversas organizações do setor e da sociedade.

Confira as premiações recebidas pela Lorenzetti

FUNDADORES

Alessandro Lorenzetti

1861 - 1935

Alessandro Lorenzetti

Nascido na Itália, formou-se engenheiro civil em 1886 na cidade de Roma. Em 1923 fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti.

Eugênio Lorenzetti

1901-1973

Eugênio Lorenzetti

Italiano, engenheiro industrial e químico. Responsável pelos setores administrativo e comercial da empresa.

Lorenzo Lorenzetti

1903 - 1979

Lorenzo Lorenzetti

Italiano, técnico agrimensor. Com vocação criativa, foi detentor de diversas patentes, inclusive a do chuveiro elétrico automático.