Lorenzetti promove campanhas de Logística Reversa entre colaboradores e consumidores

Ações em parceria com as gestoras Reciclus e Green Eletron promovem a coleta e o descarte adequado de lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos

 

Líder em duchas, chuveiros e aquecedores de água a gás, a Lorenzetti é comprometida com as melhores práticas de respeito ao meio ambiente e de apoio à sustentabilidade. Uma das medidas adotadas com pioneirismo, nos segmentos de lâmpadas fluorescentes e de eletroeletrônicos, está relacionada diretamente à Logística Reversa, a partir de ações que estimulam o descarte adequado dos produtos pós-consumo.

 

A Logística Reversa faz parte da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e viabiliza o descarte do eletroeletrônico ou lâmpada após o fim do ciclo de vida do produto. 

 

Descarte de lâmpadas. A Lorenzetti segue o Acordo Setorial Implementado para a Logística Reversa de lâmpadas, assinado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O programa é executado por intermédio da Entidade Gestora Reciclus, que gerencia a logística reversa de produtos de iluminação no Brasil para que a correta destinação dos resíduos provenientes dos produtos ocorra, beneficiando a sociedade e o meio ambiente. Para isso, foi desenvolvida a estratégia de coleta, transporte, destinação e tratamento ambientalmente adequado do material.

 

Descarte de eletroeletrônicos. O Brasil produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, resíduo que pode retornar à cadeia produtiva e gerar novos produtos. Em parceria com a Lorenzetti, a Green Eletron, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atua como gestora desses insumos. Para efetivar a ação, foi criado um sistema coletivo que promove a logística reversa, envolvendo desde a coleta até o envio do lixo eletrônico para as recicladoras, responsáveis por transformar os insumos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. 

 

Comprometida com a responsabilidade ambiental, a Lorenzetti promove durante a semana do meio ambiente a campanha de coleta de eletroeletrônicos com os colaboradores. A ação socioambiental incentiva que os funcionários levem para a empresa eletroeletrônicos em desuso, como telefones, rádios, aparelhos domésticos elétricos e chuveiros para o descarte adequado e consciente em relação ao meio ambiente.

 

Como descartar? Para o descarte correto de eletroeletrônicos, basta levar o equipamento em desuso aos pontos de coleta da Green Eletron. Os endereços de entrega voluntária recebem notebooks, impressoras, tablets, celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos, carregadores, entre outros itens. A entrega de lâmpadas com o apoio da Gestora Reciclus ocorre da mesma maneira, bastando localizar o ponto de coleta mais próximo. Atualmente, a gestora tem 1.758 pontos em mais de 350 municípios de todo o Brasil. Todos os modelos de lâmpadas são recebidos.

 

“A Lorenzetti tem como premissa a gestão sustentável em seus processos e em seus valores. A coleta e o tratamento adequado de lâmpadas e eletroeletrônicos são essenciais ao desenvolvimento de uma rede de sustentabilidade, que viabiliza a conscientização. A logística reversa foi uma inovação da Legislação, capaz de beneficiar toda a sociedade, por ser um instrumento de desenvolvimento econômico sustentável. Nosso objetivo é ampliar essas iniciativas, impactando nossos colaboradores, clientes e fornecedores”, conclui Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.