Conceito de Iluminação

Luz
A luz na forma como conhecemos trata-se de uma radiação eletromagnética que se propaga na forma de ondas, dentre as quais se pode destacar as ondas de rádio, TV, radar e luz visível.


Fluxo luminoso
Quantidade total de luz emitida por uma lâmpada, percebida pelo olho humano. Sua unidade de medida é o lumen (lm).


Eficiência Luminosa
É o fluxo luminoso de uma lâmpada dividido pela energia total (W) consumida por ela. Quanto maior a emissão de lumens gerados por watt consumido, mais eficiente é a fonte de luz e mais economia de energia será obtida.


Iluminância
É a relação entre a luz emitida em uma superfície na direção vertical , e a área sobre a qual esta luz se reflete. A unidade de medida é o LUX.


Índice de Reprodução de cor (IRC)
Este índice quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz. A capacidade da lâmpada reproduzir bem as cores (IRC) é independente da sua temperatura de cor (K). Representada por uma escala de 0 a 100, acima de 80 a fonte luminosa possui uma boa reprodução de cor , inferior a 80 irregular ou ruim.


Temperatura de cor
É a tonalidade de cor que a lâmpada proporciona em um ambiente. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz As temperaturas de cores são: Entre 2.000K e 3.500K - branco quente, que gera a sensação de ambiente aconchegante, calmo e acolhedor. Entre 3.500K e 4.500K - branco neutro, ilumina o ambiente de forma natural, sem influenciar na aparência de cor original. Entre 4.500K e 6.500K - branco frio, passa a sensação de ambiente dinâmico, limpo e estimulante.


Intensidade Luminosa
É a concentração de luz disponível em uma certa direção. A unidade de medida é chamada de Candelas (cd).


Vida Média
A vida média de uma lâmpada é determinada após testes realizados em laboratórios. Normalmente especifica-se por quanto tempo é esperado que uma lâmpada fique acesa.