Dicas

Uso e Instalação - Aquecedores de Água a Gás

Quem pode instalar o aquecedor de água a gás Lorenzetti?

Por se tratar de produtos com muitas peculiaridades, a instalação deve ser realizada por um profissional adequado recomendado pela Lorenzetti, através da rede autorizada de serviços (SALGÁS – Serviço Autorizado Lorenzetti), são profissionais altamente preparados e dedicados, que atendem aos requisitos gerais das normas de instalação, os quais recebem periodicamente treinamentos para garantir a segurança na instalação do produto. A Lorenzetti conta com uma rede com mais de 450 assistências técnicas distribuídas estrategicamente no Brasil.

Antes de comprar o produto, o que deve ser observado?

Antes de comprar um aquecedor a gás Lorenzetti, o consumidor deve se atentar a algumas características, que identificará o modelo adequado para sua necessidade:

- A quantidade de pontos necessária para atender ao mesmo tempo determinará quantos litros de água por minuto o produto deve conter;

- O ambiente que o aparelho será instalado e o diâmetro da saída da chaminé é fundamental para identificar o tipo de exaustão;

- O gás utilizado também é determinante, pois um produto que funciona com gás natural (GN) não poderá ser utilizado com gás liquefeito de petróleo (GLP) e vice-versa.

Como deve ser o local de Instalação?

O equipamento deve sempre ser instalado em uma área que possua ventilação de acordo com a norma NBR 13.103. A tubulação de gás deve ser de cobre. Já a de água quente pode ser de cobre, CPVC, PPR ou outro material adequado à temperatura e pressão de água.Veja abaixo um modelo de instalação na área de serviço:

Esquema de instalação

Esquema para Instalação

Quais os acessórios necessários para instalação?

Os acessórios necessários para a instalação de aquecedores são:

a) Chaminé: deve ser instalada utilizando dutos fabricados em materiais apropriados resistentes ao tempo, esforços mecânicos normais, calor e as condições do ambiente onde está instalado o aquecedor. O duto não deve ter seu diâmetro reduzido, ou seja, se a saída for indicada 90 milímetros de diâmetro, deve seguir o mesmo padrão do começo ao fim. As braçadeiras devem ser adequadas para o tipo correto de exaustão e, após a instalação, é importante certificar-se de que a vedação entre as conexões do duto estão em perfeitas condições. O dimensionamento da chaminé deve estar de acordo com as definições da norma NBR 13.103.

b) Registro de gás: deve-se utilizar um registro de esfera adequado à aplicação.

c) Flexíveis (rabicho, engate, etc): São três, sendo um para água quente, um para água fria e um para gás e devem atender as especificações técnicas (diâmetro da conexão, entre outros) conforme o modelo comprado.

Como realizar a manutenção preventiva?

Observe regularmente a chama do gás, ela pode indicar o bom funcionamento do seu equipamento. A chama deve ser de cor azulada, silenciosa e não oscilar. Vale ressaltar que a avaliação segura das condições de combustão do aparelho deve sempre ser feita por um profissional qualificado.

Recomenda-se a visita de um SAL – Serviço Autorizado Lorenzetti uma vez ao ano para limpeza e vistoria do equipamento e instalações. A manutenção periódica aumenta significativamente a vida útil do produto.