Onde comprar:
  EnglishEspañol
Voltar à home
Produto:
ok!

Releases

Imprimir Enviar Compartilhe:

 

Lorenzetti patrocina a mostra Arquitetura Brasileira Viver na Floresta.

- 15 de Junho de 2010

Realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição apresenta o desenvolvimento histórico da arquitetura nacional ao longo de 50 anos.

A Lorenzetti, empresa líder no segmento de duchas e chuveiros elétricos e de destaque nos segmentos de metais sanitários, aquecedores de água a gás, filtros e purificadores, é a patrocinadora da Mostra Arquitetura Brasileira - Viver na Floresta. A exposição, de curadoria do arquiteto Abílio Braga, é realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, visando apresentar de forma didática, as transformações pelas quais a arquitetura nacional passou entre as décadas de 1930 e 1980, período de expansão criativa no setor. A mostra possui entrada gratuita e ocorrerá até o dia 01 de agosto.

Iniciada em 14 de junho, a Mostra Arquitetura Brasileira - Viver na Floresta, que se encontra na primeira edição de uma série que acontecerá anualmente, conta com vídeos-documentários com imagens da construção de projetos, cortes e plantas de projetos significativos, animações gráficas, maquetes e desenhos originais, destacando 24 projetos e registrando outros 60, todos criados entre os anos de 1930 e 1980. A iniciativa visa, sobretudo, traçar um panorama sobre o histórico da arquitetura dos estabelecimentos no Brasil.

Diferenciada por ser curatorial e coletiva, a mostra revela, em sintonia com a proposta e ética modernista, o entorno natural das obras, a criação de espaços internos e as aparentes sombras que as construções elevadas desenham no solo. “Hoje, olhando retroativamente, é possível colecionar bairros, parques, praças, escolas, equipamentos culturais e de infraestrutura, residências unifamiliares, fábricas, templos religiosos e diversos outros programas que estão contaminados do mesmo propósito de relacionar harmoniosamente artefato arquitetônico e paisagem natural”, explica o curador Abílio Braga.

A mostra destaca alguns projetos, considerados grandes exemplos da invenção brasileira, como a Vila Serra do Navio, de Oswaldo Bratke, o conjunto residencial de Pedregulho, de Affonso Eduardo Reidy, o conjunto residencial para operários da CBMM em Araxá, do escritório Rino Levi, o Parque Guinle e a Superquadra de Brasília, ambos de Lúcio Costa.

“Para a Lorenzetti, o investimento em cultura é de extrema importância, ainda mais sobre a história da arquitetura, um assunto peculiar, que envolve transformações políticas, conscientizações ambientais e reflete traços sociais”, afirma Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.

Mostra Arquitetura Brasileira - Viver na Floresta De 14 de junho a 01 de agosto de 2010.
Terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés)
Entrada gratuita

Sobre o Instituto Tomie Ohtake O Instituto Tomie Ohtake é uma entidade sem fins lucrativos, inaugurado em novembro de 2001, que se dedica às artes, design e arquitetura, preferencialmente a partir dos anos 50, coincidindo com o período de maior criação da artista que lhe dá o nome.
Mais informações no site www.institutotomieohtake.org.br.

 



Imprimir Enviar Compartilhe:


Lorenzetti S. A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas - Av. Presidente Wilson, 1230 - CEP 03107-901 São Paulo - SP - Tel.: (011) 2065 7200 - Fax (011) 2065 7242